Entrada quarta, 01. outubro 2014
 
Últimas Notícias
Bem vindo a este Site
12ª Enduro da Família Costa Doce, Caminhos Pomeranos
Os Cavaleiros da Costa Doce convidam a todos para 12ª Enduro da Família Costa Doce, Caminhos Pomeranos. Que será realizada nos dias 01 (concentração a noite), 02 e 03 de agosto de 2014.
Ler mais...
 
Chega ao fim a 15ª Cavalgada Cultural da Costa Doce

Veja as imagens neste link: CLIQUE AQUI

Chegaram no domingo (26) a Pelotas os integrantes da 15ª Cavalgada Cultural da Costa Doce. Eles saíram de Guaíba, no dia 16, do Parque Bento Gonçalves, e percorreram mais de 300 quilômetros pela costa da Lagoa dos Patos, durante dez dias. A recepção aos cavaleiros, ocorreu na comunidade Santo Antônio, na praia do Laranjal, em Pelotas, onde foi oferecido almoço. O trajeto, seja pela passagem do grupo ou locais de pouso, envolveu diretamente as comunidades de Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Turuçu e Pelotas.

De acordo com Carlos Gonçalves, dos Cavaleiros da Costa Doce, participaram desta edição, 150 cavaleiros, vindos dos mais distantes “rincões”, inclusive da Alemanha e do vizinho Uruguai. Do Brasil, participaram pernambucanos, paulistas, paranaenses e catarinenses. Os gaúchos, como não poderia deixar de ser, vieram das mais diferentes cidades, como Pelotas, São Lourenço do Sul, Guaíba, Santa Cruz do Sul, Lajeado, entre outras.

Desta vez não foi a chuva, mas o sol que castigou os cavaleiros, especialmente nos três primeiros dias, em que os termômetros marcaram mais de 40 graus. “Estes três dias foram terríveis, muito calor”, diz Gonçalves, que diz ser preferível os dias mais nublados, especialmente para os cavalos, que cansam bastante.

Gonçalves diz que tirando o calor, tudo transcorreu como o esperado, com todas as paradas programadas. Entre os objetivos da Cavalgada estão o de refazer os caminhos centenários ensinados por índios e percorridos, inúmeras vezes, por escravos e tropeiros a caminho das charqueadas, por onde se observam relíquias ecológicas e patrimoniais de valor incalculável e só existentes nesta região. Durante o percurso, a dureza da viagem é amenizada com paradas estratégicas para descanso de cavaleiros e cavalos, integração com familiares e tertúlias culturais.

Além disso, busca chamar a atenção para a importância da história e da tradição existente fora dos CTGs. Durante o percurso são realizados eventos paralelos, com o objetivo de divulgar a Cavalgada o ano inteiro, fortalecer o espírito campeiro, agregar os amantes da prática de cavalgadas, integrar os cavaleiros com outros desportistas e despertar a opinião pública. E por fim, a ideia é divulgar os atrativos turísticos, históricos e naturais de região da Costa Doce.

Mais informações podem ser obtidas no site, e-mail, ou pelos telefones (53) 3223-4258 e (53) 9103-3410.

Veja as imagens neste link: CLIQUE AQUI

Fonte: http://www.diariopopular.com.br/index.php?n_sistema=3056&id_noticia=NzkxOTI=&id_area=MTA=

 
Começa a 15ª Cavalgada Cultural da Costa Doce
Ler mais...
 
Mais...
Slideshow
Cavaleiros da Costa Doce
Publicidade
 
Redes Sociais
Quem está Em Linha
Temos 9 visitantes em linha
free web stats Pioneer
© 2000 - 2014 Associação dos Cavaleiros da Cavalgada Cultural da Costa Doce - Webmail